segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Reflexão final

O nosso grupo tomou conhecimento desta formação através da psicóloga escolar e todas nós, de uma forma ou de outra, trabalhamos com alunos portadores de Necessidades Educativas Especiais e todos os conhecimentos que possamos adquirir para diversificar os nossos instrumentos de trabalho afiguram-se como uma mais-valia.

Foi com agrado que contactamos, pela primeira vez, com as ferramentas que o curso nos disponibilizou. Esta formação permitiu, sem dúvida, conhecer e aprofundar conceitos sobre educação aberta, os quais são desconhecidos por muitos professores de diferentes grupos disciplinares. Além disso, permitiu conhecer softwares e ambientes de aprendizagem que facilitam a planificação e a construção de recursos acessíveis a todos, sobretudo, a alunos com Necessidades Educativas Especiais, independentemente da sua índole. São recursos que podem tornar a aprendizagem mais atrativa, mais motivadora e mais funcional, sendo mais fácil incluir os alunos com Necessidades Educativas Especiais em grupos heterogéneos, uma realidade com a qual os professores lidam todos os dias.

Efetivamente, tivemos acesso a uma enorme lista de informação e de recursos durante a formação, que desconhecíamos, tendo sido, por vezes, difícil analisá-los todos e escolher aquele que melhor se adequava ao que se pretendia. No fundo, deparámo-nos com uma avalanche de recursos e não tínhamos adquirido competências para os explorar e utilizar. Por outro lado, o facto de a maior parte dos documentos estar em inglês também não facilitou a tarefa. Contudo, foi importante termos acesso a eles, saber que existem e que estão ao nosso dispor, para que, sempre que necessário, possamos procurar, investigar e utilizá-los.

A possibilidade de realizar a formação através da modalidade de trabalho de grupo foi importante pela partilha de experiências e de conhecimentos, tendo-se revelado uma mais-valia na superação das dificuldades sentidas. O trabalho colaborativo e cooperativo, numa altura em que os professores têm muito trabalho na sua escola, foram imprescindíveis para a realização de todas as tarefas.

Esperamos poder vir a participar em outras ações desta natureza.

Sem comentários:

Enviar um comentário